segunda-feira, 9 de março de 2009

HISTÓRIAS À VOLTA DOS LIVROS E PAPÉIS: SEIS TONELADAS

dsc02064

O local onde trabalho fica ao lado de uma pequena igreja rural. Da janela posso observar todo o ciclo da vida à volta dessa igreja, a missa aos domingos, os cada vez mais raros casamentos no Verão, os baptizados. De longe, a actividade social mais intensa da igreja são os funerais. Numa terra de gente idosa, há muita morte. Mesmo não me chegando à janela percebo que há funeral: na noite anterior os grupos que chegam para o velório do corpo, os sinos matinais tocando a defunto, e o ajuntamento dentro e fora da igreja, acompanhando a presença do carro funerário. Depois, num momento para o outro, o bulício ciciado termina. As portas da igreja fecham-se e o largo fica estranhamente vazio. A umas centenas de metros, o cemitério recebeu o corpo, para o descansar no meio de um planalto que já esteve coberto de vinhas e hoje, com excepção de algumas oliveiras, nada tem.

Devo uma biblioteca completa a um funeral e à lembrança de um dos homens que veio velar um morto e que negoceia em papel e sucata. Bateu-me à porta e disse-me que tinha comprado umas toneladas de papel, sob o formato de livros, e que talvez eu quisesse alguns. Ele preparava-se, conforme as regras da sua profissão, para rasgar as capas dos livros para separar o tipo de papel e maximizar a sua compra. Prometi que ia ver e fui logo a seguir.

Era um dia desta primavera sem chuva e o local onde estava armazenado o papel era no meio de um campo, no mesmo planalto que continua o do cemitério. Estava tudo verde à volta, no esplendor que têm os campos nestes dias, e no caminho de terra por onde entrei amontoavam-se carcaças de carros, montes de sacos de adubo, sucata diversa, restos de máquinas, pilhas de metal, papel. Ao fundo um grupo de homens trabalhava carregando uma camioneta. “Onde é que está o papel?” “Aqui nestes dois contentores e ainda falta quase o dobro.”

E lá estavam os contentores completamente cheios de livros, à primeira vista apenas maltratados pela forma como foram carregados, mas escapados à perigosa destruição pela água por esta longa seca. Tirei um que estava em cima, uma das primeiras edições brasileiras de Jorge Amado, depois outro, uma novela portuguesa dos anos quarenta, e outro, um manual de instrução para os oficiais de cavalaria do século XIX. Comprei tudo de imediato, com a condição que ele não deitava fora um único papel, quer dos que estavam, quer dos que faltavam e que “jornais escuros” também faziam parte do acordo. Insisti, com uma velha suspeita habitual, que tudo era tudo, fosse o mais pequeno e amarfanhado resto de posologia de um medicamento. Se havia lixo, eu veria o que era lixo.

dsc02071

Despejados em cestos de vindima.

dsc02073

dsc02094

Do caos à ordem.

E depois lá começou a chegar o papel, seis toneladas calculava o meu benfeitor sucateiro. Até agora cerca de 12000 livros já entraram e centenas de revistas e papel de todo o tipo, selos, documentos pessoais, cartas, recortes, panfletos, etc. O que lá está e o que permite perceber do falecido dono dos livros, vendidos pela família como papel, é toda uma outra história. Os livros falam demais e a história é interessantíssima.


J.P.P.
Ephemera

Etiquetas: , ,

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

que sortudo. e que inveja!... no bom sentido é claro.

segunda-feira, 09 março, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Vou contar uma história, que comparando com a anterior pouco tem de parecido.

Passou-se, para aí há uns 15 anos, em Portalegre Cidade

Ia eu e mais um grupo de amigos jantar a um restaurante da cidade.
Perto, uma senhora caminhava com dois sacos de plástico grandes atafulhados de livros.
Um dos meus amigos que conhecia a senhora, ficou para trás a falar com ela, quando nos alcançou, veio ter comigo e disse-me - olha lá não és tu que gostas de livros, é que a Senhora ..., vai agora regar a horta e vai queimar aqueles sacos de livros...
Meia volta, corrida sôfrega para apanhar a senhora e vasculhar os ditos sacos, a Senhora ao ver a minha atitude ofereceu-se para me mostrar, no dia seguinte, a origem do conteúdo dos sacos.
Todo contente, voltei, carregado com os tais sacos e, durante o jantar com os meus amigos fui distribuindo os livros, tendo até destinado umas revistas antigas do Sborteng ao dono do restaurante que o sabia lagarto.
No dia seguinte, lá estava no local combinado à espera da Senhora.
Qual não é o meu espanto quando me é facultada a entrada no local onde aprendi a jogar ping-pong, dei uns toques de bilhar às 3 tabelas, laranjinha, sueca, eu sei lá...
A biblioteca era a mesma, passava-se por lá para ir à casa de banho, só que agora estavam só prateleiras, das quais de livros apenas uns 2% do total daquilo que me lembrava.
Falei com a Senhora, perguntei-lhe pelo resto dos livros, e o que ela me disse deixou-me de boca à banda.
Sabe menino, eu só cá ando, porque a Senhora que tomou conta disto, pediu-me para limpar tudo. Alguns, pouquitos livros, foram os senhores que tomavam conta disto que os levaram, os outros tenho eu, todas as tardes indo levando aos poucos e, tenho-os queimado lá na horta.

Hoje, lembrando-me desse acontecimento, pergunto-me porque é que a Senhora que ficou com o espaço não ofereceu os livros.

Para exemplo, fiquei com uma colecção encadernada de uma revista desportiva de 1933 a 1936.

quarta-feira, 11 março, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Esta história dos livros seria apenas uma historieta se não se tratasse,pela descrição, duma antiga sociedade recreativa que deu lugar a uma "escola" de várias "artes". Se calhar é exemplar na forma como a cidade vê a cultura, a sua história e como alguns "agentes de ensino" vêem uma "escola". Infelizmente a sua exemplaridade reside na estranha forma de encarar um "ensino" sem livros e sem cultura.

sexta-feira, 13 março, 2009  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Site Meter