sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

PRÉMIO PESSOA PARA CARRILHO DA GRAÇA

Prémio Pessoa 2008

Carrilho da Graça é o vencedor




"Carrilho da Graça tem desenvolvido, ao longo de 30 anos, uma actividade profissional com grande rigor e coerência, criando uma linguagem própria que adequa a cada situação específica", refere o comunicado que anuncia a atribuição do Prémio Pessoa 2008 ao arquitecto.

O prémio, instituído em 1987 pelo jornal Expresso, passou este ano a ser patrocinado pela Caixa Geral de Depósitos e a contar com o valor pecuniário de 60 mil euros.

Entre os projectos concebidos por João Luís Carrilho da Graça, destacam-se a Escola Superior de Comunicação Social (Lisboa), o Pavilhão Conhecimento dos Mares (Lisboa), a Igreja de S. Paulo (Macau), o Mosteiro Flor da Rosa (Crato), o Convento de Jesus (Setúbal) e o Convento de São Francisco (Coimbra).

No presente ano, Carrilho da Graça terminou a recuperação do edifício do Museu do Oriente (Lisboa) e tem em conclusão a Escola Superior de Música de Lisboa, a Igreja de Santo António (Portalegre) e o Complexo de Auditórios de Música (Poitiers, França).

Carrilho de Graça nasceu em 1952 e licenciou-se em 1977 pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, dirigindo o seu próprio ateliê desde então. É professor em várias universidades portuguesas (Autónoma, Técnica de Lisboa e Évora) e internacionais, tendo contribuído para o desenvolvimento de novas gerações de arquitectos.

É a segunda vez que o Prémio Pessoa contempla um arquitecto. A atribuição a Carrilho da Graça acontece uma década depois da distinção de Eduardo Souto de Moura.

Os historiadores José Mattoso (1987) e Irene Pimentel (2007), os escritores Vasco Graça Moura (1995) e José Cardoso Pires (1997) e Mário Cláudio (2004), os investigadores neurocientisrtas António e Hanna Damásio (1992), a pianista Maria João Pires (1989) e o actor e encenador Luís Miguel Cintra (2005) são alguns dos outros vencedores do prémio instituído em 1987 pelo jornal Expresso, para distinguir anualmente personalidades portuguesas cuja obra que se tenham destacado na vida artística, literária ou cientifica do país.

A equipa do júri do Prémio Pessoa 2008, presidida por Francisco Pinto Balsemão, foi constituída por António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, João José Fraústo da Silva, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Mário Soares e Rui Baião.




João Luís Carrilho da Graça, nasceu em Portalegre em 1952 , arquitecto português, formou-se pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1977.

Desenvolvendo uma arquitectura com referências ao movimento moderno, desde as primeiras obras suscitou atenção nacional e internacional. O seu projecto para um conjunto de habitação social para Alter do Chão (1977-94) esteve presente na XIII Biennale de Paris -1985 e, desde aí, participa em diversas exposições e conferências. Em 1990 é nomeado para o prestigiado prémio Mies van der Rohe, pelo projecto do Centro Regional de Segurança Social de Portalegre (em colaboração com Gonçalo Byrne e João Paciência). Em 1992 recebe o Prémio Secil de Arquitectura pelo projecto da Escola Superior de Comunicação de Lisboa. Embora ainda não muito numerosa, a sua obra inclui vários outros edifícios de grande valor, tais como a Piscina Municipal de Campo Maior, (1985-90, com Carlos Miguel Dias), a Pousada no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa, Crato (1992) ou o Pavilhão do Conhecimento dos Mares para a exposição mundial de Lisboa (EXPO'98). Exerce actividade docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Site Meter