sexta-feira, 17 de outubro de 2008

EDIÇÃO DE HOJE/AMANHÃ DO JORNAL FONTE NOVA


Clique na imagem
para ampliar

Etiquetas: , ,

9 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Na semana passada foi capa de todos os jornais de Portalegre o Senhor Comendador Professor Ribeirinho Leal.
Já não é só Campo Maior que tem um Comendador. Ao lado do Comendador Nabeiro está agora o Senhor Comendador Professor Ribeirinho Leal!
Comendador da Ordem de São Miguel da Ala, a mais antiga de Portugal, do tempo do Rei D. Afonso Henriques, o Senhor Comendador Professor Ribeirinho Leal recebeu muitas felicitações das mais altas figuras da cidade de Portalegre, bem como de cidadãos anónimos.
Por estes dias o Senhor Comendador Professor Ribeirinho Leal vai ser recebido por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias.
Nesse encontro o Senhor Comendador Professor Ribeirinho Leal apresentará cumprimentos, e por certo serão tratados assuntos ligados à imprensa local e regional, com destaque para o semanário da Diocese «O Distrito de Portalegre».

sábado, 18 outubro, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

Como cantou o Rui Veloso e muito bem:

«Já chegou o dez de Junho, o dia da minha raça
Tocam cornetas na rua, brilham medalhas na praça
Rolam já as merendas, na toalha da parada
Para depois das comendas, e Ordens de Torre e Espada
Na tribuna do galarim, entre veludo e cetim
Toca a banda da marinha, e o povo canta a valsinha

Encosta o teu peito ao meu, sente a comoção e chora
Ergue o olhar para o céu, que a gente não se vai embora
Quem és tu donde vens, conta-nos lá os teus feitos
Que eu nunca vi pátria assim, pequena e com tantos peitos


Já chegou o dez de Junho, há cerimónia na praça
Há colchas nos varandins, é a Guarda d'Honra que passa
Desfilam entre grinaldas, velhos herois d'alfinete
Trazem debaixo das fraldas, mais Indias de gabinete
Na tribuna do galarim, entre veludo e cetim
Toca a banda da marinha, e o povo canta a valsinha»

Chegou novamente à nossa cidade os comendadores, já no passado tinha havido uns, num 10 de Junho aqui realizado, agora aparece outro, mas desta vez dados pelo "Rei" que de rei nada tem, e por Lei as suas comendas são ilegais.
Já há séculos atrás o poeta dizia:
«...foge que ainda te fazem Barão...»

sábado, 18 outubro, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

Escreve-se no Jornal de Fonte Nova de hoje, sábado, 18 de Outubro de 2008:
...
"Ceia da Silva ...destacando o nome de Miranda Calha que considera "um ícone do PS no Distrito"."

Grande íncone do distrito que no dia 24 de Abril de 1974 era membro destacado da União Nacional e da Mocidade Portuguesa e passado pouco tempo estava no Partido Socialista de Portalegre.
Nesta cidade há pessoas de memória muito curta, se não fosse esta mudança radical de partido, o que seria do Miranda Calha?
Não era nada!

sábado, 18 outubro, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

O jornal O Distrito de Portalegre é da diocese e é a ela através do seu Bispo que deve fazer o que bem entender dele. Cada um de nós é livre de exprimir o seu ponto de vista sobre a sua orientação. Este jornal centenário à muito tempo que se tornou um órgão de comunicação social parado no tempo, falta-lhe muita coisa, acima de tudo juventude e profissionalismo. A diocese já mostrou com o jornal A Reconquista editado na cidade de Castelo Branco que é capaz de fazer um órgão de comunicação sério e profissional é só importar o modelo para a cidade de Portalegre. O novo Bispo como especialista em jornalismo é só ter vontade para realizar a tarefa.
Com todo o respeito que merece o senhor professor Ribeirinho Leal, não é pessoa para tal tarefa, não é a "comenda da treta" que o faz mais capaz, já lá vai o tempo do amadorismo e boas vontades.

sábado, 18 outubro, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

"comenda da treta"

-
Mas o mais engraçado é que a Ordem de São Miguel da Ala não dá Comendas...
Então algo não bate certo...

Dom Duarte de Bragança

sábado, 18 outubro, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

«Comendador da Treta» e «Ordem da Treta»:

«A Ordem Equestre e Militar de S. Miguel da Ala, conhecida por Ordem de S. Miguel da Ala ou simplesmente Ordem da Ala foi uma ordem de cavalaria supostamente fundada pelo rei Afonso Henriques de Portugal depois da tomada de Santarém aos muçulmanos, em 1147. A tomada da cidade teria ocorrido no dia de São Miguel (8 de Maio) e, segundo a lenda, o arcanjo teria aparecido aos guerreiros cristãos sob a forma de um braço armado e alado, ajudando-os a derrotar os mouros.
Para comemorar esse milagre, Afonso Henriques decidiu a fundação de uma ordem de cavalaria, que se tornaria assim a mais antiga ordem de origem puramente portuguesa, caso estes factos correspondessem à verdade histórica.
Com efeito, Santarém foi conquistada em Março de 1147 (e não em Maio), como está claramente comprovado, e não há um único documento coevo que prove a fundação de tal ordem pelo primeiro rei português.

A Ordem seria, assim, de fundação muito mais recente (embora se ignore a data exacta da fundação), tendo-se procurado engrandecer o seu passado através deste começo mítico ligado ao fundador da nacionalidade.

Pouco se sabe, porém, sobre o seu funcionamento e os seus membros, já que, segundo a tradição, esta ordem sempre teria tido um carácter reservado e envolto num certo mistério; os Grão-Mestres da Ordem seriam sempre os Reis de Portugal.

A Ordem de S. Miguel da Ala terá sido reactivada durante o reinado de D. Miguel I, funcionando como uma ordem secreta apoiante do realismo. Depois da vitória dos Liberais em 1834, é extinta oficialmente, mas continua a existir clandestinamente, apoiando D. Miguel I no exílio.
Em 1848, D. Miguel I consegue que o papa Pio IX a reestruture, passando a ser considerada uma ordem secreta, militante e política, vocacionada para a defesa da religião Católica e para a restauração em Portugal da legítima sucessão.»

"Grão-Mestre" - cheira-me a mais uma Loja!

domingo, 19 outubro, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

«Professor Ribeirinho Leal Comendador da Ordem S. Miguel da Ala
.
O Professor Ribeirinho Leal recebeu uma distinção que provavelmente terá surpreendido muita gente, ou seja, desde o dia 28 de Setembro é Comendador da Ordem de S. Miguel da Ala, recebendo esta honra das mãos do ilustre D. Duarte, Duque de Bragança. Regista-se este facto extremamente positivo para o Professor Ribeirinho Leal, já que ao longo da sua vida tem sido uma pessoa verdadeiramente empenhada em múltiplos aspectos ligados à história, cultura e ainda com a grande preocupação de recordar figuras e factos do passado, quer tenham sido pessoas de grande prestígio, quer de extrema humildade. No Distrito de Portalegre e na Rádio Portalegre, o agora Comendador Ribeirinho Leal traz à memória de muita gente as mais variadas situações que pareciam de todo esquecidas.
Sobre esta distinção o novel comendador considera ter um sentimento de gratidão para com D. Duarte, e só terá sido possível pelo facto de, na sua vida, ter em atenção factos que julga de todo o interesse acompanhar, quer na escrita, literatura ou da história. “Penso que D. Duarte, com o prestígio que tem no País, ao atribuir-me o Grau de Comendador da Ordem de S. Miguel da Ala quis precisamente transmitir que vale a pena preocupar-nos com algo que diga respeito ás pessoas, e aos valores da História e da cultura do País. Esta tem sido uma das minhas preocupações”, observou o Comendador Ribeirinho Leal a terminar com estas palavras. “Desde a distinção de D. Duarte, que naturalmente as minhas responsabilidades são maiores. No entanto espero corresponder e continuar a cumprir, como tem acontecido, com as minhas obrigações”.

A cerimónia no Mosteiro de Alcobaça
Foi no Domingo, dia 28 de Setembro, que o nosso colaborador Professor João Ribeirinho Leal foi agraciado pelo herdeiro do trono português, Senhor D. Duarte Pio de Bragança, com o grau de Comendador da Ordem de S. Miguel da Ala, como reconhecimento pela sua actividade cívica e cultural. A cerimónia, muito concorrida, decorreu com muita dignidade durante a Eucaristia Dominical, no majestoso Mosteiro de Alcobaça em que também participaram delegações estrangeiras. Posteriormente, na denominada Sala dos Monges, foi servido um almoço requintado. A Ordem de S. Miguel da Ala foi fundada em Santarém, por D. Afonso Henriques, no ano de 1147, e aprovada pelo Papa Alexandre III. É actualmente uma das três Ordens Dinásticas da Casa Real Portuguesa, presididas por S.A.R. o Sr. Duque de Bragança. “O Distrito de Portalegre” associa-se a esta homenagem, saudando com muita amizade e consideração o Comendador Ribeirinho Leal.»

João Trindade
In:O Distrito de Portalegre
edição de 09/10/2008

Num Estado de Direito, por Lei só tem poder para atribuir comendas o Presidente da República depois de proposta do Conselho das Ordens Honorificas.
Por conseguinte o resto são todos "comendadores da treta"...

domingo, 19 outubro, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

Coitadinho do Ceia da Silva, devia ter vindo ali de terras de Espanha, depois de ter ido beber uns copos, à casa de meninas que o tratam por tu, quando prestou as declarações ao fonte nova. Só assim se compreende as suas declarações, só que desta vez não espatifou o carro da região, como fez anteriormente.
Vigaristas, finos de gravata este Ceia da Silva e outros parasitas que se pavoneiam no PS da cidade e do distrito.

segunda-feira, 20 outubro, 2008  
Anonymous Anónimo disse...

Nem rei nem lei, nem paz nem guerra,
Define com perfil e ser
Este fulgor baço da terra
Que é Portugal a entristecer –
Brilho sem luz e sem arder,
Como o que o fogo-fatuo encerra.
Ninguem sabe que coisa quere.
Ninguem conhece que alma tem,
Nem o que é mal nem o que é bem.
(Que ancia distante perto chora?)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro.
Ó Portugal, hoje és nevoeiro...
É a Hora!

Fernando Pessoa
(Mensagem)

sábado, 25 outubro, 2008  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Site Meter