terça-feira, 8 de maio de 2012

PRIMAVERA


 
Pouco sabemos sobre a Primavera!

Mas sabemos que as árvores reverdecem,

navios dançam sobre vagas curtas
e às janelas abrem-se os sorrisos
que adoçam os olhares e as manhãs.

Sabemos que o amor vem dos telhados

para ceifar os restos da agonia
e no ar límpido que anuncia o Verão
a coragem ganha alento, novos ritmos.

Sabemos que são fáceis as viagens

e o lançar de escadas sobre o abismo;
que os ventos são amenos e é possível
com um sopro afastar o silêncio e a angústia.

Sabemos que um relógio quebra a inércia

e ordena que se queimem os arquivos;
que há pássaros e peixes que perfuram
a rede com que o cerco nos limita.

Sabemos que então se lavra a terra

onde germina o pão e os lilases
e é doce repousar sobre os teus seios
— primaveras também, esperança, vida...


Egito Gonçalves
Poemas Políticos (1952-1979)

Etiquetas: ,

17 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Não tem sócios, os membros do executivo da Câmara Municipal (e respectivos amigos) são dos órgãos sociais e serve para abreviar procedimentos e servir interesses pessoais: assim é a Terras de Marvão.
A Terras de Marvão, associação de desenvolvimento local, foi criada, à semelhança de muitas outras por esse país fora, para a autarquia se candidatar a fundos da União Europeia, quando estes fundos estão vedados aos organismos públicos. Quando a política se mete no meio e servir interesses se torna necessário, estas Associações acabam como instrumentos úteis para manobrar procedimentos de forma mais elástica.
No caso da Terras de Marvão, há de tudo: conseguir trabalhos temporários para agradecer votos; actividade comercial com produtos gourmet mas sem passar recibos ou ter licenças seja do que for; ocupar espaços públicos sem concurso.
O presidente da Autarquia diz que a Associação Terras de Marvão não recebe subsídios do Município, mas a associação que não tem sócios, aparece com carros, paga salários, presta serviços e como? Não se sabe.
A contestação não é muita e limita-se a um ou outro texto no blogue local, alimentado pela oposição política. Marvão tem perdido gente e por isso massa crítica. Mas ainda há quem tenha vontade de denunciar, apesar de anonimamente, porque em terra pequena e com gente pouco escrupulosa, as vinganças seriam óbvias e rápidas.
O que acima referimos pode ser lido em http://www.terrasdemarvao.com/
Ou http://forummarvao.blogspot.com

Mas como se não bastasse, a podridão que grassa neste “reino” não se basta ao exposto. Há favorecimentos de espaços públicos a este ou aquele pelo meio de protocolos ou simples comodatos (Ex. Moinho da Cova à empresa Terrius, cafeteria do Ninho de Empresas para a Terras de Marvão, quiosque na rotunda da Portagem para a Cooperativa do Porto da Espada, espaços no interior do castelo para comerciantes). Mas quando uma empresa estabelecida há dezenas de anos no concelho se propõe a explorar o quiosque à entrada de Marvão dizem que têm que fazer concurso? Os concursos só aparecem quando já jeito, noutros casos procuram-se outras soluções…
Há algo de muito podre no reino de Marvão

terça-feira, 08 maio, 2012  
Anonymous Costa disse...

A Câmara Municipal de Marvão é a mais corrupta do distrito de Portalegre.O sr presidente vitor fortuoso é o chefe/padrinho da máfia de Marvão coadjuvado por apaniguados de igual calibre.Tudo fazem para fazerem negócios em proveito dos próprios.
O povo parece que gosta?
Sejam muito felizes com estes ladrões que elegeram!

terça-feira, 08 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

Isto é mmais que verdae, é a Câmara mais corrpta do distrito; há concursos emq ue os fornecedores t~em de responder com o spreços por mai, por isso sabe-se antecipadamente quem ganha.
Outro faz semanas gastronómicas em benef+ico próprios e deve ser o mais manhoso de todos, porque o da Beirã, coitadito, é o testa de ferro e lacaio, mas também não tem inteligência para mais. Ea a esposa do pseudo-chefe que ela chefia é quem engendra os planos.
isto há muito que deixou de ser o ninho de águias para ser o ninho das víboras.

terça-feira, 08 maio, 2012  
Anonymous O Pica e Pira. disse...

Fogo sobre a Câmara de Marvão. Fogo em todas as frentes em que há-ja corrupção!
A ELES, A ELES!

terça-feira, 08 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

Ñão basta os de Arronches virem cagar veneno para aqui, só faltava os de Marvão.

terça-feira, 08 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

Sabem que a irmã dos caga-tacos anda a ser patrocionada pelo gajo do eleclerc? ele utiliza na comida feita, os produtos fora da validade. E agora paga as quecas à loira com os produtos que terminam a validade no dia seguinte

terça-feira, 08 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

É só merda o país tá fodido o pingo doce faz promoções que ninguém sabe quem vai pagar mas é uma cadeia grande e muitos portugueses vão pagar mas uma mão cheia ganhou o continente um dia destes vai surprender.............. o lcerc tenta sobreviver de restos e de fodas
VIVA O LIDL.

terça-feira, 08 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

penso que a rata da irmã dos caga-tacos também já está fora do prazo de validade.

quarta-feira, 09 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

para voces que têm uma lingua porca e que vêm falar mal da vidas das outras pessoas!! só espero que um dia tambem tenham o prazer de ler por aqui,falarem mal das vossas familias !! para darem valor tambem!!! um dia tudo se paga!!!

quarta-feira, 09 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

A camara de Marvaam!!...ataam e a de Castele de Vide???...

quarta-feira, 09 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

Os maiores vigaristas e ladrões de Castelo de Vide são todos do Partido Socialista.
Basta ver o tio e o sobrinho e a afia lápis do ex governo civil.
Palavras para quê!

quarta-feira, 09 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

Este pessoal de Portalegre é só inveja...agora é o do Leclerc. Como o dito vai no quarto filho, o último nasceu há um mês, e pelo má língua local ainda serve o pessoal necessitado, isto significa que se não fossem os de fora era só fominha.

quarta-feira, 09 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

Oh francês de meia tigela identificaste-te bem nos dois comentários, mas se querias limpar a imagem ainda a sujaste mais ao confessares que andas a matar a fome em portalegre e não com a merda dos alimentos de que vendes.

quarta-feira, 09 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

penso que a rata da irmã dos caga-tacos também já está fora do prazo de validade e larga que nem uma piscina olimpica

quarta-feira, 09 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

Ó rapazola o homem não é francês e dá-te com uma cahaporra lá de "chima"...pelos vistos ele não só mata a fome da mulher mas também das portalegrenses que os maridos deixam em casa para ele e outros...São mesmo uns toscos que não percebem uma ironia...És tão tolo que achas que o Leclerc vem para aqui...quem escreve é um lagóia que sabe muito bem quem são os mal dizentes e frustrados que aqui pululam.

quarta-feira, 09 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

CAMBADA DE CORRUPTOS DE MARVÃO

sábado, 12 maio, 2012  
Anonymous Anónimo disse...

CÓMICO: AUTARCA DE MARVÃO TOMA DECISÕES COM BASE NO QUE LÊ NA BLOGOSFERA

O presidente da Câmara Municipal de Marvão admite abandonar em definitivo o projeto da candidatura daquela vila histórica a Património Mundial se for essa a vontade da maioria da população daquele concelho.

Em declarações à Rádio Portalegre Victor Frutuoso revelou que o município decidiu auscultar a população sobre o processo da candidatura a Património Mundial depois de algumas posições contrárias de políticos da oposição e outras que surgiram na blogosfera.

O autarca considera que o projeto é uma mais-valia para o concelho de Marvão mas reconhece que “seria de pouco senso” dar-lhe continuidade se a argumentação da maioria da população for em sentido contrário.

O município de Marvão avançou com uma candidatura a Património da Humanidade, pela UNESCO, em 1996, mas acabou por retirá-la 10 anos depois, na sequência de um parecer negativo, para evitar que fosse anulada.

Em fevereiro do ano passado o município decidiu iniciar um novo processo de candidatura, sob a coordenação de Ray Bondin, embaixador de Malta na UNESCO e presidente do Comité Internacional das Cidades Históricas (CIVVIH), organismo integrado no Conselho Mundial de Monumentos e Sítios (ICOMOS).

Gabriel Nunes/Carla Aguiã

domingo, 20 maio, 2012  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Site Meter