quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

NAU CATRINETA

Lá vem a Nau Catrineta
Que tem muito que contar!
Ouvide agora, senhores,
Uma história de pasmar.

Passava mais de ano e dia
Que iam na volta do mar,
Já não tinham que comer,
Já não tinham que manjar.

Deitaram sola de molho
Para o outro dia jantar;
Mas a sola era tão rija,
Que a não puderam tragar.

Deitaram sortes à ventura
Qual se havia de matar;
Logo foi cair a sorte
No capitão general.

- "Sobe, sobe, marujinho,
Àquele mastro real,
Vê se vês terras de Espanha,
As praias de Portugal!"

- "Não vejo terras de Espanha,
Nem praias de Portugal;
Vejo sete espadas nuas
Que estão para te matar."

- "Acima, acima, gageiro,
Acima ao tope real!
Olha se enxergas Espanha,
Areias de Portugal!"

- "Alvíssaras, capitão,
Meu capitão general!
Já vejo terras de Espanha,
Areias de Portugal!"
Mais enxergo três meninas,
Debaixo de um laranjal:
Uma sentada a coser,
Outra na roca a fiar,
A mais formosa de todas
Está no meio a chorar."

- "Todas três são minhas filhas,
Oh! quem mas dera abraçar!
A mais formosa de todas
Contigo a hei-se casar."

- "A vossa filha não quero,
Que vos custou a criar."

- "Dar-te-ei tanto dinheiro
Que o não possas contar."

- "Não quero o vosso dinheiro
Pois vos custou a ganhar."

- "Dou-te o meu cavalo branco,
Que nunca houve outro igual."

- "Guardai o vosso cavalo,
Que vos custou a ensinar."

- "Dar-te-ei a Nau Catrineta,
Para nela navegar."

- "Não quero a Nau Catrineta,
Que a não sei governar."

- "Que queres tu, meu gageiro,
Que alvíssaras te hei-de dar?"

- "Capitão, quero a tua alma,
Para comigo a levar!"

- "Renego de ti, demónio,
Que me estavas a tentar!
A minha alma é só de Deus;
O corpo dou eu ao mar."

Tomou-o um anjo nos braços,
Não no deixou afogar.
Deu um estouro o demónio,
Acalmaram vento e mar;

E à noite a Nau Catrineta
Estava em terra a varar.

Almeida Garrett
Romanceiro

Etiquetas: ,

55 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Cada vez mais esta NAU se afunda sem rumo certo. Já ficámos sem o subsidio de natal, o ordenado de dezembro vamos ver, e não sabemos o que nos espera daqui para a frente.
Os apelos não têm surtido efeito, ninguem se preocupa com esta instituição, mas quando precisarem dela, e não houver ninguem para ajudar, vão perceber os gritos de revolta que vamos por aqui escrevendo e infelizmente ninguem quer saber.
O emprestimo para pagar a divida do julio iglesias, as obras do qren que levam 30% do valor total, as trapalhadas em tribunal com ex-bombeiros, as indemnizações à optimus por rasgar o contrato anterior dos telemoveis para fazerem um com outra operadora que deu pc's e telemoveis topo de gama aos responsaveis, etc, etc, etc. só para numerar algumas, levaram a isto. Agora quero ver como pago as minhas contas e governo os meus lá em casa. Este ordinario do Biscainho deitou tudo abaixo com os seus caprichos pessoais, que tem a mania que só ele é que sabe. Agora esta-se a ver a merda que fez nesta casa com mais 100 anos de existencia e que esta no fundo, sem corda que a ajude a salvar-se. Conseguiu manietar os elementos de comando, que são umas marionetas nas mãos dele, conseguiu afastar elementos da direcção com valor e provas dadas, para ser só ele a reinar, e agora estamos todos lixados. Vou gostar de saber no relatorio e contas deste ano, na proxima assembleia de dia 22, quanto custou aos bombeiros os caprichos pessoais e as vinganças que este senhor insiste em manter, a pagar elevadas quantias de dinheiro a advogados para taparem as suas trapalhadas, com processos em tribunais que ja perderam e vão continuar a perder. Valeu de alguma coisa a birra em não querer pagar a divida do iglesias, para agora terem um emprestimo, e não conseguirem pagar os ordenados aos funcionarios......Mas não ninguem nesta terra ou neste mundo que ponha fim a isto e de uma vez por todas corra com esta gente daqui para bem do socorro aos portalegrenses.....
E agora venham de lá esses comentarios injuriosos e insultuosos a tentar desviar as atenções do que é importante. Não vale a pena especularem, a realidade é esta, e eu sei bem porque infelizmente, estou cá dentro, talvez não por muito tempo.

quinta-feira, 08 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Alvíssaras para quem adivinhar quem é que afundou a NAU MUNICIPAL ...

quinta-feira, 08 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Foi a PIEDADE MURTA

quinta-feira, 08 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Atenção: vai haver eleições na Santa Casa da Mesericórdia.

Esperemos que apareça pelo menos uma lista alternativa à actual.

Façamos votos para que neste blog se discuta a situação actual e propostas alternativas.

quinta-feira, 08 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

oh bombeiro , estas mal muda-te .

também para o que fases .

vai mas é trabalhar que é esse o teu mal.

quinta-feira, 08 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Nem todos os funcionarios da associação são bombeiros!Quem critica os bombeiros desta forma, nota se que nunca conseguiu, embora tenha tentado,fazer parte do espirito de bombeiro. Há por aí muitos meninos mimados que fazem birras e desaparecem, deixam de se apresentar ao trabalho porque não lhes compram os brinquedos! Paspalhão mimado! Tiveste sorte!

sexta-feira, 09 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

esses gajos que falam dos bombeiros precisam é de uma agulheta pelos canos do rabo acima .

é pena nao ser bombeiro , porque se fosse à muito que tinha posto esses paspalhos a descoberto.

sexta-feira, 09 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Cambada de ignorantes e ordinarios, que sempre tiveram tudo na vida e nem precisam de trabalhar para comer, devem ser daqueles que andam aqui a roubar tambem e não se queixam. mas alguem criticou os bombeiros???? voces nos vossos empregos não gostam de receber o ordenado?? como aki disseram, nem todos os funcionarios são bombeiros, e o que está em causa são todos os funcionarios, sejam eles bombeiros ou não. A gestão danosa que esta gente esta a fazer é que levou a esta situação, tenham tomates e sejam homens para interrogarem quem de direito, na assembleia, onde está o dinheido do serviço de saude. Perguntem para onde vai os mulhares de euros. Para pagar o emprestimo do julio iglesias, a indemnização à OPTIMUS, as obras do QREN, mas os funcionarios que se fodam..... este cabrão do biscainho fodeu a camara e agora fode esta merda toda, e os incompetentes dos elementos de comando, só querem ter o lugar deles assegurado, estão-se cagando para os seus homens e mulheres que têm contas para pagar ao fim do mês, sejam eles bombeiros ou não. MIMADOS são estes porcos sem escrupulos que veem para aqui defender o indefensavel. Ou não fossem eles afilhados e até mesmo os proprios elementos de comando, como ficou provado nos artigos anteriores, bastou falat no nome dele, que deixou de escrever aqui. Está metido ali no contentor com a russa telefonista que só gosta de xupar pichas e por os cornos ao empurra macas do hospital. Querem uma sugestão, façam o mesmo que os de marvão, deem o volante a outros. Com elementos validos na direcção, realinho, parreira, mariquito, etc, conseguiram com que eles voltem as costas a isso, porque já ninguem atura esse piolho cabrão do biscainho. Toda a gente diz que está mal, mas ninguem faz aqui nada, na hora da verdade calam-se todos, mas quem se fode com esta merda toda, é quem recebe daqui o ordenado, os voluntarios ficam a rir-se, porque nem cá poem os pés e não querem saber se isto tá na merda. nós funcionarios não o podemos fazer, porque ficamos sem sustento, mas gostava de ver se os voluntarios têm tomates para se juntar e entregar os capacetes, já que andam sempre a dizer que isto esta mal, mas não fazem nada. É porque gostam de ver isto assim, mas quem se fode somos nós. MOSTREM O QUE VALEM DE UMA VEZ POR TODAS, OU CALEM-SE PARA SEMPRE. QUEREM QUE ISTO MUDE OU NÃO........

sexta-feira, 09 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Vejo Malta no facebook nas horas de trabalho....comentários ridículos q as pessoas metem naquela merda
Querem aumentar a produtividade dos vossos empregados?banam o uso das redes sociais no horário laboral!ha programas q o fazem gratuitamente!!!técnicos superiores,empregadas de e em lares,...da câmara,
Passam a vida a tentar arranjar namorados,mas ao de chegar a velhas e só depois descobre, q o facebooooook não os arranja....cá cena estupida!!
Ahhh não metam nomes,pá pode calhar aqui o vosso sem culpa nenhuma por isso atenção aos coments filhos da puta

sábado, 10 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Ahh outra cena,qq dia peco as bacanos dos pseudo hackers portugueses para revelarem os IPs desta Malta toda...sim é possível!!!!AHAHAHAHAHAHAHAH NOVIDADES PARA Mt mt BREVE!!!!

sábado, 10 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

A final quando são as eleições para a Santa Casa da Misericórdia.

Quem faz parte da lista?

sábado, 10 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

já te disse que é impossível revelar o Ip daqui .

eu uso mascara IP e agora como revelas o verdadeiro .

nao te metas do que nao sabes .

sábado, 10 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

os unicos IPS que dao para revelar aqui sao os da camara , hospital, ANCP, bombeiros , PSP, finanças,serraleite, portugal telecom, pingo doce, agrupamento de escolas, pen drivers da vodafone e optimus esses ultimos so dao os dados dos clientes sobre ordem judicial .


posso e podia revelar mais , ate porque esses ips sao públicos .

sábado, 10 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Forum Municipal, realizado hoje em Portalegre, às 15.00 horas, sobre a Reforma da Administração Local. Aberto a toda a população. Divulgado através dos jornais, da rádio portalegre e por carta para todas as pessoas e entidades que integram a lista do protocolo da Câmara. Presenças: 30 pessoas (apenas meia dúzia não autarcas). Tá tudo dito...

sábado, 10 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

porra... falem de coisas que tenham interesse para quem tem familiares servidos pela santa casa.

quando é que são as eleições naquela instituição?

sábado, 10 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

O portalegrensezinho a falar de marcara de ip...aí q ele percebe tnto de internet!!deves ser um daqueles técnicos de informatica de Portalegre que cheiram as placas para ver se estão boas....cala-te cara de caralho não percebes nada do que falas

domingo, 11 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

o banco de urgencia estava a funcionar muito bem.. mas ultimamente meteram la uns auxiliares que sao uma merda e estragaram aquilo tudo.. e os enfermeiro de igual forma sao uma vergonha certos individos que la trabalham... vejam be ate o ladroa do paulo mota trabalha com doentes.esse gordo horrivel... é super falso é interesseiro. nao presta.

domingo, 11 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

e os nossos vergunhossos bombeiros sao a vergonha da nossa triste cidade fogo ao quartel da bombeiragem......fogo

domingo, 11 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

É bom ver que se fala exactamente da mesma coisa nos últimos 6meses...antes de falarem com alguém,olhem pôs vossos umbigos caralho

domingo, 11 dezembro, 2011  
Anonymous O Lebre disse...

Tá visto: abriu a caça aos bombeiros!

Porra... abram a caça aos coelhos! Comecem logo pelo Passos que tem a cabeça a prémio pelo povo.

domingo, 11 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Cabeça a premio tens tu, deves ser daqueles que levaram uma vida inteira a chular quem trabalha, a mim não me cortaram nada no salário nem em coisa NENHUMA, claro que nunca tive o teu salário de chulo.

segunda-feira, 12 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Quem tem a cabeça a prémio és tu meu vadio!acho MT bem que cortem nos subsídios,vai relembrar muita gente que tem de dar ao litro para manter o posto de trabalho!!ha muita gente nova altamente qualificada a tentar entrar!!cambada de palhaços cheios de vícios não fazem nada é só facebook!!

segunda-feira, 12 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

OLHÓ CHULECO QUEIMOU-SE, DEV ES SER DAQUELES QUE VÃO PRA REFORMA QUANDO SAIEM DA ESCOLA AOS 50 ANOS.

segunda-feira, 12 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Cruzei-me com alguns trabalhadores da empresa Fenesteves à porta do Centro de Emprego. Alguém sabe se a dita também está para fechar?

segunda-feira, 12 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

os bombeiros tem la aqule bebado do ramalhete a trabalhar esse gordo feio como é que é possivel esse idiota ser bombeiro... ramalhete pede para cagar e sai.

segunda-feira, 12 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

vamoa todos atacar os bombeiros... eles sao a maior merda desta cidade.. todos contra os bombeiros.. fogo ao ramalhete esse gordo horrivel.. é so manias que esse burro tem nem falal sabe...

segunda-feira, 12 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Sendo eu da fregursia das Carreiras, não poderia deixar de denunciar esta situação vergonhosa.
O padre leva o tempo a roubar tudo da igreja como se não bastasse a Xanax agora também rouba das carreiras os santos. Isto é inadmissivel, como é que a população deixa acontecer tamanha roboubalheira. A Fundação Robinson vai fechar e o padreco dá os santos a mesma. Talvez seja caridade pois a Xanax precisa.

segunda-feira, 12 dezembro, 2011  
Anonymous Mandrake disse...

Roubaram os santos? Queixa-te ao coelho. Esse palhaço que anda agora disfarçado de «primeiro» está mais interessado em investigar os que sabiamente entrarm nos sites dos partidos e puzeram a nú a bandalheira que por lá se passa, do que investigar roubos numa aldeola que se calhar nem vem nos mapas do Google Earth.

segunda-feira, 12 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

oh leopoldina, foda-se tu és mesmo uma puta do caralho.
primeiro o genito, agora o ramalhete, até já o teu colega paulo mota do banco de urgencia, mas afinal tás aqui tás a dizer mal de ti, minha puta.
já mamaste os gajos todos do quartel, agora já não prestam. as pixas todas juntas que já meteste nessa rata, davam pa xegar à indonesia, sua vaca que nem escrever sabes. e devias tratar bem o genito, pk ele é o pai do filho ke tens em casa

segunda-feira, 12 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Porra. Morreu o Lourenço, do Solar do Forcado!

segunda-feira, 12 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Cála a boca pá! o Sr. Ramalhete é UM GRANDE BOMBEIRO.

segunda-feira, 12 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

sr. ???? o ramalhete é um porco é um gaiato altentico isso sao coisas que eu conheço bebado ese mal educado esse bruto.. rua com ele é um palhaço sem formaçao alguma.

terça-feira, 13 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

bombeiros de portalegre a pior roupa ja mais vista na nossa cidade ,, digo isto de fonte segura pois tambem sou bombeira mas vejo coisas incriveis nao á formaçao.

terça-feira, 13 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Deves andar a ver mangueirões a mais. E já agora não te esqueças que o á de formação leva um h (é básico)

terça-feira, 13 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Esta puta fala muito, mas nalgumas coisas ate tem razão, formação é rasca, pelos vistos.

reparem na foto que está neste link, onde está o "supra-sumo" adjunto de comando dos bombeiros de portalegre, e que pelos vistos foi para moçambique às custas dos nossos impostos, ensinar aos moçambicanos tecnicas de socorrismo. Só que é tão bom formador, que até colocou a maca ao contrario. vejam a foto e leiam oc comentarios, é a merda que temos....

http://bombeirosparasempre.blogspot.com/2011/12/veja-com-atencao-pagina-4-do-novo.html

terça-feira, 13 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Pode ser que um dia um incêndio bata a vossa porta e aí vão-se lembrar dos bombeiros!nao sou bombeiro nem lá perto,mas é importante reconhecer que nao há instituições perfeitas e um elemento nao pode servir de justificação para uma generalização dos acontecimentos.

Eduquem-se macacos

terça-feira, 13 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Alguém confirma que na Fundação Robinson já se sabe da sua extinção?

terça-feira, 13 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

E o que dizer do Laranjo da SeGURANÇA sOCIal? O homê anda às aranhas eh

terça-feira, 13 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

os bombeiros podem ser uma merda mas o que dizer dos enfermeiros? vocês já viram o ar petulante desses «doutores» que atendem as visitas aos doentes como se fossem cães?
á dias não sei duas punhadas nas fucinhas de um porque a minha irmã e o meu cunhado me seguraram. mas não perde pela demora...

terça-feira, 13 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

És mesmo palhaço, ó Tarzan da Corredoura! O mais provável é seres daqueles que andam aí no dia a dia com os cornos no chão e a mijares-te pelas perna abaixo quando alguém te diz alguma coisa e agora estás aqui feito "herói" e que bates em tudo e em todos. Deves ser do género "segurem-me senão eu mato-o", mas na verdade se a tua irmã e o teu cunhado não te segurassem o mais certo era teres ficado com os chifres desfeitos, ó meu anormal!!!

terça-feira, 13 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Pessoal,

Estava eu tranquilo no meu Mercedes ultimo modelo da marca, com os vidros fechados, ar condicionado, conforto, silêncio quando passou ao meu lado um invejoso com um opel corsa a cair ao bocados. Me buzinou entre outros sinais de luzes, disse que eu era uma merda de carro e que tinha pressa blá blá blá.
me deu uma vontade de acelerar, mas ignorei o idiota e continuei curtindo o meu carrão. Não tenho culpa que o infeliz tenha um Opel corsa.
Não sei se aqui no alentejo é todo está assim, mas esses condutores de carros podres, estão impossíveis de aguentar.
não tenho Nada contra os pobres coitados, mas alguns esses sim eu respeito.

saudações a todos
Vasconcellos

quarta-feira, 14 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

oh brazuca doi caralho vai para a puta da tua terra!!!aqui não usamos o "me"...fodasss ja n os posso ver a frente

quarta-feira, 14 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

portuga, e brasucas tu gostar .

aiiiiiiiii se eu te pego .... nossaaaaa assim nao voçe me mataaaaaaaaaa


saudações .

Vasconcelos

quarta-feira, 14 dezembro, 2011  
Anonymous Tarzam da Corredora disse...

esse enfermeireco que me apelidou de tarzam tem uma grande oportunidade de me passar as mãos pela cara. é só ir ao diamantino às duas menos um quarto e dirigir-se ao gajo de camisola verde que todos os dias toma café ao balcão.

leva testemunhas porque te podem vir a fazer falta!

quarta-feira, 14 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Aquele gajo de verde que costuma lá estar com ar de gay?

quarta-feira, 14 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Agora por brazucas s nora do seca adegas anda a espetar com o cesar a mulher do cesar ja a meteu na rua anda tudo a fuder

quinta-feira, 15 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Viva a roubalheira !!!! A fundação Xanax rouba tudo.... Agora não lhe bastava as carreiras até já papa São Lourenço. A fufa farta-se de correr para lá. Fica-lhe mal Senhora Eng.ª dizer tanto mal dos padres e agora até come de lá. Isto quando se pensa em fechar tudo serve, para encher os bolsos...

quinta-feira, 15 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

é por isso que nao gosto de brazucas... http://www.portalegrenoticias.com/2011/02/horror-pai-comeu-o-proprio-filho-de-uma.html

quinta-feira, 15 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

A nora do seca adegas também é puta? E eu que pensava que era só a filha...

quinta-feira, 15 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

MODA NOVA
Prezados Portalegrenses,
A nossa PSP estava hoje com um carro descaracterizado, Renault Clio 17-HC-34, parado junto ao Mercado, a "perseguir" os condutores.
VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA.

sexta-feira, 16 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Ele há aqui cada ressábiado.Há um que é contra tudo e contra todos.Ele é contra os BVP,PSP,GNR,enfermeiros,maqueiros, auxiliares,etc...O que é que ele fará,deve viver do rendimento minimo,dos impostos que nós pagamos e descontamos para a segurança social.CALA-TE DE UMA VEZ Ó RESSÁBIADO,vai fazer algo de útil e vais ser de certo mais feliz.Boas Festas para todos.

sexta-feira, 16 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

mas esse ressábiado o cabrão é ex- bombeiro.

nao é preciso de ser cego ,que o cabrao sabe tudo o que se passa la dentro .

o cabrao ate das amantes dos outro ele fala .

abaixo o cabrao do ressábiado .

sexta-feira, 16 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

todo gente fala BVP PSP GNR etc. mas neguem fala do Sros. de Freguesia da Urra que tem 1 Sr. já reformado feito chulo receber dinheiro com facturas falsas não dinheiro outras coisas mas essa Sr. já há, ainda sei mais coisas

segunda-feira, 19 dezembro, 2011  
Anonymous catrineta disse...

eu quando andava na escola tive um teste com este testo e guardeio sempre...pk tive 100% certo.......

sábado, 24 dezembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

altura dos anos 60 na escola escrevia-se como devia de ser Sr. Catrineta passou uma vida tirare 1 reles curso, se não fosse politica!

sábado, 24 dezembro, 2011  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Site Meter