segunda-feira, 12 de setembro de 2011

POEMA DO FECHO-ÉCLAIR

Filipe II tinha um colar de oiro,
tinha um colar de oiro com pedras rubis.
Cingia a cintura com cinto de oiro,
com fivela de oiro,
olho de perdiz.

Comia num prato
de prata lavrada
girafa trufada,
rissóis de serpente.
O copo era um gomo
que em flor desabrocha,
de cristal de rocha
do mais transparente.

Andava nas salas
forradas de Arrás,
com panos por cima,
pela frente e por trás.
Tapetes flamengos,
combates de galos,
alões e podengos,
falcões e cavalos.

Dormia na cama
de prata maciça
com dossel de lhama
de franja roliça.

Na mesa do canto
vermelho damasco,
e a tíbia de um santo
guardada num frasco.

Foi dono da Terra,
foi senhor do Mundo,
nada lhe faltava,
Filipe Segundo.

Tinha oiro e prata,
pedras nunca vistas,
safiras, topázios,
rubis, ametistas.
Tinha tudo, tudo,
sem peso nem conta,
bragas de veludo,
peliças de lontra.
Um homem tão grande
tem tudo o que quer.

O que ele não tinha
era um fecho-éclair.


António Gedeão
Poesias completas

Etiquetas: ,

31 Comentários:

Anonymous Historiador disse...

Hoje já se sabe porque é que esse usurpador de tronos não usava um fecho-éclair.
Uma francesa trabalhadora na vida fácil ofereceu-lhe um, após a prestação de um serviço ao domicilio, mas...

Ao fechar a portinhola entalou os tomates. A francesa foi obrigada a pedir perdão de joelhos e usar sua saliva como pomada Tantum. O Lipinho (não confundir com o nosso!) ficou curado mas apanhou tal susto que nunca mais foi capaz de levantar a baioneta.

segunda-feira, 12 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Ao Sócrates passou-lhe o mesmo.
Não fechou o fecho eclair a tempo e o défice esparramou-se, deixando-o impotente.

segunda-feira, 12 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

novidades pela cidade .

agora começou a escola que tal irem todos ao rossio ver as gajas...

terça-feira, 13 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

ao rossio ver as gajas?

este cabrão é um pedófilo!

terça-feira, 13 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Ontem assitimos a mais uma palhaçada na colocação dos professores!
Dá vontade de rir como é que se consegue fazer um concurso com tanta trafulhice!
Na absoluta necessidade de colocar os amigos (cunhas) nas vagas, as direcções escolares até conseguiram arranjar forma de contornar as indicações do Ministro!!
Só neste país! Ganda palhaçada!

terça-feira, 13 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Arronches,É mais que evidente a entrega de livros escolares,é um empréstimo,nunca uma doação,naturalmente que os livros podem servir outros meninos por muitos anos,mas pode-se dizer também que a Câmara de Arronches gasta tanto dinheiro mal gasto, favorecendo abastados, que bem podia todos os anos oferecer os livros escolares aos meninos do concelho.Publique este comentário Sr. gestor do "arronchesemnoticias" sabe que é bem verdade.

terça-feira, 13 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Colocações divulgadas ontem pelo MEC são um desastre!

Como previsto, foram ontem colocados professores e educadores da bolsa de recrutamento criada, após as colocações de 31 de agosto, p.p., para satisfação de necessidades transitórias das escolas e do sistema. O resultado é desastroso!

- As queixas dos docentes repetem-se, relatando colocações erradas. Há inúmeros professores que foram colocados nas últimas prioridades que manifestaram, enquanto candidatos menos graduados foram colocados nas que eram as suas primeiras opções. Estamos perante uma situação que apenas se justifica por incompetência e que permite levantar suspeitas de favorecimento, uma vez que estamos perante um processo de colocação que prima pela falta de transparência, pois as listas não são divulgadas publicamente. Apenas os candidatos têm acesso ao seu grupo de recrutamento, mas nem isso lhes permite compreender os critérios a que obedecem as colocações;

- As ilegalidades denunciadas o ano passado arrastam-se para o presente ano letivo. Por exemplo, em nota informativa, a DGRHE/MEC afirma que um professor com “renovação de contrato”, caso rescinda, fica impedido de celebrar qualquer novo contrato este ano. Esta nota é ilegal, pois desde que cumpridos os preceitos legais da rescisão, nada na lei impede que seja celebrado novo contrato. Mais espantoso ainda é que a DGRHE/MEC, para não indemnizar quem ficou no desemprego, alegou que a legislação aplicável aos docentes não prevê a figura “renovação de contrato”, mas para este efeito parece que afinal a legislação já prevê tal figura…

- Relativamente aos docentes não colocados na sequência dos concursos para DCE (doenças) e DACL (horários-zero), foi compromisso do MEC que seriam administrativamente afetados a escolas ou agrupamentos. Segundo o próprio MEC, são 1.850 os que aguardam tal afetação. Nestas listas apenas surgem 69 afetações administrativas, apesar de serem muito poucas as colocações docentes provenientes de DACL (por exemplo, no grupo 110 – 1.º Ciclo do Ensino Básico dos mais de 900 existentes, são agora colocados 7!). Acresce ainda que essas 69 afetações se referem a candidatos cuja proveniência não é clara (São de DACL? De DCE? De outra natureza?).

Face ao problema criado e à situação absolutamente anómala que se vive, a FENPROF exigirá ainda hoje do MEC:
•Informação rigorosa sobre o número de docentes agora colocados, por grupo de recrutamento, indicação dos critérios a que obedeceram essas colocações e divulgação pública das listas de colocação, através do site da DGRHE/MEC;


•Constatando-se a inexistência de critérios legais que respeitem a graduação dos candidatos na atribuição de escola, regularização das colocações para efeitos de contratação, ainda que tal obrigue à publicação de novas listas em que sejam respeitadas as prioridades dos candidatos;


•Cumprimento da legislação em vigor no que respeita a rescisões e celebração de novos contratos;


•Afetação administrativa de todos os DCE e DACL não colocados, conforme compromisso assumido pelo MEC com a FENPROF e tornado público em comunicado emitido pelo Ministério em 31 de Agosto;

Perante mais este problema, há razão para afirmar, com muita preocupação, que é esta a “normalidade” em que decorre a abertura do ano letivo 2011/2012!

O Secretariado Nacional da FENPROF
13/09/2011

terça-feira, 13 setembro, 2011  
Anonymous Lopes disse...

Esse gajo já trabalhou alguma vez na vida?
Não passa de um boy!

terça-feira, 13 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Giro...agora a Fenprof utiliza um blog para divulgar as suas informações...É caso para dizer "Oh Janela vai dar banho ao cão"

terça-feira, 13 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Surpreendem-me as declarações e as tomadas de posição dos sindicatos de professores. Arrogantes, quanto baste.Quando lhes indicam o caminho da sala de aula, curvam-se, cedem e não se importam com os colegas docentes pois o que lhes interessa é dizer que são professores mas sala de aula ... pernas para que vos quero!!!porque o que eu efetivamente quero é um tacho.
Por aqui, pavoneiam-se alguns sujeitinhos que parazitam à volta dos sindicatos. Sala de aula com eles e já. Pois fiquem a saber que existem profs, alguns até bebo copos com eles,com mais de vinte anos de serviço sem que nunca tenham dado uma aula.
Mas, fiquem tranquilos que isto também se passa noutras profissões.
Cumprimentos de um contribuinte anónima mas muito indignado.

terça-feira, 13 setembro, 2011  
Anonymous Engº Agrónomo Desempregado disse...

Esse cabrãozito conhecido pelo «bigodes de piaçaba» anda nitidamente a precisar de um metro de arame farpado pelos canos do cu acima. Representante declarado do PCP não tarda nada que ande ali pela Praça de Republica de punho erguido à frente de um bando de palhaços – impropriamente chamados de professores – protestando contra as avaliações, colocações, promoções e outros ões, dos quais há a destacar os colhões do padre Inácio.

Uma enxada de cabo de aço enfiada entre as patas e de certeza exigiria menos para uma classe profissional superprotegida e gastadora estatal de rios de dinheiro.

terça-feira, 13 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

O que custa é essa gentinha que se queixa de tudo e mais alguma coisa e que são quem esta bem na vida reformarem-se aos 50 anos, e depois anda aqui o labrego com uma enxada na mão a governá-los o resto da vida e quando chegar anossa vez de nos reformarmos estamos com os pés pra cova, ora vão mas é levar no cu1

quarta-feira, 14 setembro, 2011  
Blogger Um brasileiro disse...

Oi. Tudo blz? Estive aqui dando uma olhada. Muito interessante. Apareça por la. Abraços.

quarta-feira, 14 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Não pude deixar de ler os jornais da nossa linda terra, sendo um leitor atento fartei-me de rir ao ler tanto dispara-te e sabujisse o Dr.Antero realmente percebo que tenha que bajular e agradecer ao Engº Mata Cáceres, assim como a sua esposa. Realmente se não fosse ele o senhor nunca tinha papado tantos almoços e jantaradas quem é que o conhecia??? Só se fosse a sua vizinha do lado e mesmo assim não se esmera em ser simpática os senhor devia ter vergonha em tanta pedantice pois vir para o jornal apelar para que toda a população compareça a mais uma fantochada do Zé, deve mesmo ter pouca gente... deve ser por ter sido um homem correcto!!! Pois precisa de tanta ameaça, acorde Antero o senhor é só mais um, fale por si e pratique as acções que tanto proclama assim como a sua esposa.

quarta-feira, 14 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Quanto ao senhor Barradas outro que aprendeu muito depressa a mentir, o Engomadinho e a dona adelaide assim como a Xanax já lhe ensinaram muito bem a lição. E até é bom aluno fala com conhecimento de causa, só faltou dizer dia 17 mais um circo da Fundação, pois apareceu mais um palhaço...Venham ver como se trabalha, uma maravilha a começar pelos técnicos que tanto se esmeram em nada fazer. Mas é disto que Portalegre precisa vieram de Lisboa, novidade! Coisa rara gente de Lisboa em Portalegre!!!Coitado deve ser da idade; de Lisboa veio o Panascas de Marvão, a preta do Careca, e a fufa!!!! Era disto que a fundação precisava????

quarta-feira, 14 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Vivam os professores tudo lhe
e permitido ninguem lhes toca nem inspeções nem directores, alunos com exames a nível nacional e o plano curricular todo por cumprir com isso não se incomandam os sindicatos.

quarta-feira, 14 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

os profs que apareceram numa conferência de imprensa envergonham a classe docente.
Onde é que esse valente já trabalhou alguma vez na vida?
ah, em projectos que nunca se perceberu o que são nem para o que serevm. Dar aulas? isso não, que isso dá trabalho...

quarta-feira, 14 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

É um senhor alto, bem falante, pago principescamente pelo PCP, defensor acérrimo dos senhores professores, perdão - doutores, que os arratou e continua a arrastar pelas praças publicas deste pedinte país, gritando de punho erguido...

...desconhecia que o apodaram de « Whiskers piaçaba»!

quarta-feira, 14 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Os professores são a única classe que se dá ao luxo de escolher quando está doente, vejam os curriculos deles todos interrompem os atestados no natal na páscoa e nos meses de junho julho agosto até meados de setembro, mas isso o Janela não vê. Vai trabalhar

quinta-feira, 15 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Olha voltou o frustrado que gosta de bater nos professores...Se é assim tão bom e fácil porque não te inscreves numa Universidade ou Escola Superior e tiras um curso de professor? Sempre podes aproveitar as Novas Oportunidades ou o exame de acesso para maiores de 23...Factos: há inspecções e processos a decorrer e há penas disciplinares aplicadas o que raramente acontece noutras profissões; não é possível fazer exame com os programas por dar...e nem vale a pena comentar a idiotice da "interrupção dos atestados no Natal", é de tal maneira idiota que só aqui...

quinta-feira, 15 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Já começaram as aulas já cheira a suor.

quinta-feira, 15 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Quando trouxe à liça a questão dos professores e sindicatos, referia-me princialmente aos últimos que estão cheios de professores destacatos para fugirem à sala de aula e isto é que não abona em nada a favor de uns e de outros.
Vejamos: Casais que compram franchisigs de sindicatos para fugirem à sala de aula e se aproveitarem disso para fazer mestrados, comunas com excelentes dotes de oratória (só isso, porque nunca os vi fazerem nada)que viram sindicalistas quando as ESEs lhes indicam o caminho da rua. Enfim, gente que deveria ser um exemplo e não passa duma cambada de oportunistas. Ainda têm a lata de vir aqui dizer que o Ministério coloca mal os profs? Que saudades dos meus antigos professores...
Cumprimentos

quinta-feira, 15 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Um estudo recém-publicado na prestigiada revista “Science und Medicine” (Ago, págs. 108 e seguintes), conclui que os homens que ostentam uma barriga proeminente (a chamada “barriga de cerveja”) oferecem às suas parceiras sexuais um maior e melhor prazer ao nível da satisfação orgásmica1 plena, constatando-se uma elevada percentagem de orgasmos múltiplos4 daquelas (oh yeh, yeh,, ah, oh God, again, again…) pois, continua o estudo, a pressão exercida ao nível púbico-genital7 – onde se supõe a maior probabilidade de localização do famigerado “ponto G”- torna essa zona, potencialmente erógena, mais sensível e explosiva. (é a loucura…)
Ugá Lan

sexta-feira, 16 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Afinal o jantar de despedida do pseudo engº Cáceres é suportado pela CMP????? é que os funcionarios da CMP estão mobilizados para trabalhar para o ventoinha.... ganda vergonha.... e dizem que estamos em crise!!! para alguns somente!

sexta-feira, 16 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Ó Plainas, ganda dor de cotovelo ...

sábado, 17 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Ó parolo imbecil, quais foram os funcionários que trabalharam para o ventoinha?
Essa de dizer tantas vezes uma mentira até que se torne verdade já não cola.
Vai dar umas voltas à rotunda da ratinha, que a fotografia do teu ídolo ainda por lá está,

sábado, 17 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Diz lá quem são os funcionários e como soubestes isso também fostes ao jantar?

domingo, 18 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

O Borges já começlou a atacar desta vez uma loiraça capaz de ser filha dele adivinhem quem é a BIMBA???

domingo, 18 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Mas afinal quem pagou o jantar??????

segunda-feira, 19 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Ficamos sem saber quem foram os funcionários destacados para o jantar.....

segunda-feira, 19 setembro, 2011  
Anonymous Anónimo disse...

Quem pagou foi a amante do filho do Martinho(ventoinha) a querida Bibi!!e pagoucom o corpinho!!ahh valente q aguentas com eles todos!!!

quarta-feira, 21 setembro, 2011  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Site Meter