terça-feira, 15 de junho de 2010

CANÇÃO PARA VOZ E LÂMINA

Ensina-me a revirar a língua.
Mas não tão subitamente.

Preciso destas poeiras e ventos
(e não só para que me arranhem)

Ensina-me o vagar da língua
que não estranha as estranhas ranhuras
da saliva ou o assobiar do respirar
nos contornos murmurados
do cinzento, a inclemência
dos objectos lisos nas escuras câmaras
da minha lucidez. Sôfregas,
mundanas.
O incalculável, sobretudo.
A ressaca de estar tão rente
ao presente, de ter as têmporas tão
enroscadas em mim.

Ou lá o que é isto.

Ensina-me o canto que verga
incomodamente a excitação da língua.
O que é certamente uma maneira
de apressar a reticência do futuro.

Ensina-me esse mastigar
só com a sua ondulação de músculo
e porventura a refinar
o cuspo azedo que fabrico.

São ensaios.
Para ir treinando a urgência.

Guardarei os dentes para outras tarefas,
outros verbos, sentidos menos restritos.

Ensina-me uma língua
que arranhe.
É só isso.

Como cambalhotas no asfalto:
felizes, ainda que necessárias.

Mais: que arranhe o próprio arranhar.
Uma língua
como a falam os homens
mesmo que nem sempre o saibam
(que eu o saiba e o não saiba
ao mesmo tempo)

Como a cospem
os que vezes sem conta cuspiram
o belo, porque era levemente implacável.
Como aqueles a quem foi ensinado
que as horas que assim
suaves batem as certezas
nos agarram a este solo
e que essa é a única canção.
Todos eles têm outro obscuro
canto a assobiar entredentes.

A voz em esforço
pois passa esfolada e indecisa
um pouco pelas frinchas do necessário
– a ele voltamos sempre
ao espreitar pelas nesgas da raiva.

Dizem-me que a língua
pertence ao obscuro e húmido.
Ou vice-versa.
Que os poetas portanto a têm
particularmente retorcida
e golpejada pelas sombras.
Mas não é isso:
que se foda a língua dos poetas.
As suas pregas dão-se mal com o meio-dia.
Eu dou-me mal com estes dias
mas insisto em lhes lamber o pó.

Ensina-me a lamber o pó
de outra maneira.

Quero a língua de todos
os aflitos, as espirais toscas
da lâmina desvairada que é o mundo.

Areja-a ao sol,
contorce-a sob a luz
desatina-a para que encontre
a fala desencontrada.
O torcer esforçado
que se esgueira pelos lugares
que nos deu este tempo.

Ensina-me a dobrar a dor
a estirar o corpo e o embaraço
dos gestos quase possíveis
Nesta língua, neste prenúncio
zumbido de quase futuros.

Ensina-me, musa, a música impraticável

Miguel Cardoso
Que se diga que vi como a faca corta

Etiquetas: ,

19 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Isto sim: uma sala limpa como nunca se viu!
Por favor utente: limpe bem os pés antes da penetração!

terça-feira, 15 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

penetração tiveste tu! no cu!!!

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

Isaac então ainda não tiveste tempo de vir a este teu blog colocar a capa do teu jornal?

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

Pois é, a capa do jornal Alto Alentejo não foi colocada aqui esta semana porque (sabe-se lá se de propósito!) não foi apresentada no blogue do jornal em

jornalaltoalentejo.blogspot.com

e por isso o autor deste blogue não a pôde lá ir buscar para a colocar aqui.
Cá para mim o Isaac quis foi acabar com esta história de se dizer que este quintal é dele, quando quem o conhece sabe muito bem que não é dele, e se fosse tinha o nome dele.

Aliás, o jornal tem um blogue, que é onde o autor deste blogue vai buscar todas as semanas a capa do jornal Alto Alentejo, como vai toda a gente que queira, como podem ir ao site do Fonte Nova ou a muitos outros.

Aqui ao escondido autor do blogue dá jeito, pelos vistos, que se insinue que isto é do Isaac.

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

Então mas o Isaque não tem nada a ver com este blogue?

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

Acha?

Claro que não, mas também não pode fazer uma notícia a desmentir isso e em boa verdade deve-se estar a borrifar se dizem que o blogue é dele ou não.

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

Acabei de ir ao blogue do jornal e já lá está a capa, então porque é que não está aqui.

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

Ora, porque o autor deste blogue ainda a não foi lá buscar.

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

toda a gente sabe o e conchinhas do codos é amante da lepodina por isso não a manda embora dos bombeiros pk tem medo da mulher não saiba

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Blogger speedy_gonzalez disse...

Boas...
Como andam.. Tem estado um calorzinho fixe,mas hoje o tempo esfriou um pouco.Epá,já não posto nada desde ontem mas em troca recebi uns valentes apoios,para voltar ao blog..agradeço ao amigos que me apoiam.. Mas tenho uma boa justificação,para hoje..
Mas para terem uma ideia do que andei a fazer,deixo-vos com um pequeno relato...
Em primeiro lugar,andei à procura de emprego...Sim emprego,leram bem...Cheguei à conclusão que os empresariado aqui de Portalegre anda tudo a dormir.. não encontrei nada do que queria,até tentei Algo que puxe por mim... Algo que faça com que eu acorde desejoso de chegar ao local de trabalho...
E acho que encontrei...Mas torceram o nariz .. Aliás,vou voltar a insistir,para lá...Ja que ninguém me dá trabalho para pintar as casas ,tenho que tentar noutros lados ...
Realmente de falta de apoio e força,não me posso queixar! Tem sido tudo 5 estrelas..
Acreditem que eu fico "passado" comigo próprio,porque não costumo ser assim,receoso, antes pelo contrário.. Enfrento bem as coisas, principlamente aqueles que me interessam.. Não consigo explicar este receio,apesar de não me passar pela cabeça desistir..Desculpem lá meter-me na conversa e a minha ignorância... mas estou há dias a matutar sobre isto...preciso com urgência que alguém me de trabalho ..obrigado,por me aturarem ....

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

k grandes merdas de conversa

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

AGORA COM O MUNDIAL NAO SE TRABALHA
Sr.GONZALEZ ANDA À PROCURA DE TRAB-
ALHO NA ALTURA ERRADA!!!!!!!!!!!!!!
PROCURE DEPOIS!!!

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

Nós aqui no blog,nao precisamos da
capa do jornal para termos assunto.
SE nos derem essa liberdade de exp-
ressao,assuntos nao vao faltar.

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

Sr. Gonzalez,os empresários de Por-
talegre nao precisam de gente que
queira um EMPREGO,precisam é de ge-
nte que queira TRABALHAR!!!!!!

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Blogger speedy_gonzalez disse...

e achas que vou brincar com os empregos ....
já viste alguém ter emprego só para brincar ....
que eu saiba todo o emprego e para se trabalhar ,e na para brincar ..

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

Nao se pode inscrever no Centro de
Emprego?

quarta-feira, 16 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

o sr. gonçalez vai à banca e pede o micro-crédito atraves do centro de emprego e abre a sua própria empreza a custo zero com direito a comprar a carrinha e todo o material e faz a sua propaganda porta a porta em panfletos com os valores que vai combrar pelas pinturas e ainda mete um ajudante para si dá um posto de trabalho e vai benenficiar de não pagar impostos durante muitos anos ao ladrão do estado e se a firma tiver muitas pernas para andar ainda vai ser um sr. com muito money e todos lhe vam lamber as botas e até vai ter muito trabalhinho para aí em certos sitios do estado não ponho aqui nomes porque é preciso é ter OLGHÃO PÁ OLHÃO ...DE LAMPADA BEM ACESA...e muita ESPERTEZA E MATREIRICE É O QUE ESTÁ A DAR!!!!na é...na é quem não chora Não mama nem vai longe!

quinta-feira, 17 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

GONÇALEZ...QUE TAL?, mas o melhor é ser chefe de cozinha, tá aí em todo os lugares o cartaz para Um Emprego de Futuro e até que Não custa Nada e ganha-se Bem...basta ser alto strong e ter muito OLHÃO E IDEIAS PARA SABER MANDAR TIPO CAPATAZ DE AFRICA DAQUELES BEM MAUS HOJE UZA-SE MUITO ISSO AÍ É PÁ E NÃO DÁ TRABALHO NENHUM SER CHEFE DE COZINHA PORQUE NÃO COZINHAS SÓ TENS QUE VER COZINHAR FISCALIZAR E BEM E ÉS O PRIMEIRO A PROVAR O PITÉU+PARA ALÉM DE DARES SEMPRE AS ORDENS DIZES E MANDAS E OS OUTROS FAZEM E NÃO DESOBEDECEM...VES É UM EMPREGO BOM!

quinta-feira, 17 junho, 2010  
Anonymous Anónimo disse...

às vezes caem aqui umas Bombas Pum...notiçias muito Extase ao que todos desabafamos etc...tá cá UMA BOMBA de hiroxima para ser desativada...bora lá a chamar a brigada de BOMBAS E ARMADILHAS QUE ESTA É DE ALTO CALIBRE E NÃO É QUALQUER UM QUE VAI TER CORAGEM PARA IR DESATIVAR E DEPOIS LEVAR TUDO PARA O CONFECIONARIO....bem o padre desta Não vai ter mãos a medir...E OS MINAS E ARMADILHAS TÊM AQUI SERVIÇO PRA MUITA MALTA...aiiii uiiii...uiiii...aiii

quinta-feira, 17 junho, 2010  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Site Meter