quinta-feira, 23 de abril de 2009

CRÓNICA DE NENHURES

Quando nem os Sinos dobram
.
A mim, Portalegrense exilado, só me resta o suicídio como forma de me redimir por todo o progresso no qual não participei e por todo o obscurantismo do qual sou seguramente responsável.
Em Portalegre o medo mora atrás dos cantos e das palavras.
A cidade é sórdida no quebranto que nos tolhe a vontade e nos faz recordar as noites lúgubres e inquisitoriais repletas de almas do outro mundo.
Pior só mesmo a Sicília com toda a sua organização clandestina e criminosa, e nem o Vento Suão consegue superar o cheiro dos jasmins de Palermo.
José Corvo
.
Quando no mês da Feira das Cebolas do ano setenta do século passado Carlos Garcia de Castro escreveu o poema “Os Sinos de São Lourenço”, ainda havia a Feira das Cebolas e ainda dobravam os sinos da Igreja de São Lourenço. Hoje, tudo já é nada!
A Feira das Cebolas já não tem existência física, enquanto há anos que os sinos da igreja paroquial de São Lourenço não tocam e estão em risco de cair e as torres sineiras de derrocada.
O toque a finados de que fala o poeta Carlos Garcia de Castro já não se ouve, mas a Morte entrou em Portalegre e não quer ir-se embora. Morreu a Arte dos Lanifícios, cuja primeira referência histórica data do tempo do luto pelo rei morto em Alcácer-Quibir. Morre todos os dias a Arte do Comércio, cujos símbolos, a Rua 5 de Outubro e a Rua do Comércio, estão moribundos. Morta está a Arte da Cortiça, a Corticeira Robinson vai fechar. Morto está o Rossio, aquele espaço que era a Ágora da Polis. Morto está o Mercado Municipal, porque as hortas que circundavam a cidade morreram. Nado-morto é a Escola de Hotelaria e Turismo.
Mortos estão os Portalegrenses, que não encontram estimulo para lutarem contra o Mal que assola a cidade e o concelho.
Os grandes responsáveis pelo que de Mau acontece em Portalegre são o Partido Socialista e o Partido Social Democrata. Juntos têm mais de dois terços dos votos. Tudo controlam, em tudo entram, não para servir a Comunidade, mas sim para servirem os interesses partidários e quantas vezes os pessoais.
Em Portalegre não há verdadeira alternância democrática. Seria normal que o partido vencedor ocupasse os lugares de nomeação política. Contudo, em Portalegre há, independentemente do vencedor, uma partilha dos lugares, em que apenas muda a chefia, que é entregue rotativamente ao partido vencedor, mas os quadros intermédios permanecem indefinidamente. PS e PSD dividem entre si o que há a dividir, sejam colectividades culturais, desportivas ou de solidariedade social, sejam lugares públicos.
O Grande Centrão é quem manda em Portalegre, os aparelhos do PSD e do PS distribuem o que há a distribuir pelos seus militantes. O cartão do partido é que dá emprego, que em Portalegre apenas existe no sector público, lugares de mando e mordomias de toda a ordem.
Hoje há duas classes sociais em Portalegre, os militantes do PS e do PSD, e os outros. Os primeiros são 'cidadãos de primeira', os outros 'cidadãos de segunda'. Assiste-se em Portalegre a existência de uma nomeklatura de tipo soviético, composta pelos militantes do Centrão. Nela há estratos bem definidos, cada um sabe até onde pode ir, ao que pode ascender, como deve agir, a quem deve obedecer.
E o Povo de Portalegre tudo vê e cala. E consente!


Mário Casa Nova Martins
A VOZ PORTALEGRENSE

Etiquetas:

23 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Uma funcionária do expediente da CMP foi vitima de um brutal inquérito seguido de ameaças por parte da chefe de divisão por esta ter consultado o BLOG portalegrecidadedoaltoalentejo.
A chefe de divisão esteve ao seu melhor nível ao ameaçar a funcionária com despedimento.
Isto ultrapassa todos os limites do razoável sendo mesmo surreal.
Todos os dias a chefe de divisão espalha o medo, a desmotivação e o descontentamento com a conivência do Mata e restante equipa.

quinta-feira, 23 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Isso é verdade foi mais uma peixeirada das grandes...

quinta-feira, 23 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

A funcionaria foi o chassis empenado?

quinta-feira, 23 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Foi... parece que andou para lá a chorar e tudo.

quinta-feira, 23 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Aposto que era ela a berrar para a funcionária e o zétótó a gritar MATA!!!!!!!!!!!!!!!! MATA!!!!!!!!!!!! ESFOLA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SANGUE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SANGUE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 23 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Devo apenas referir que relativamente ao teexto do Casanova Martins, o mesmo errou o alvo. Ou seja, mesmo partindo do principio que não está para alvejar ninguém, o que é verdade, também é verdade que o PS local actual não está para pactuar com essas negociatas fechadas em redor de uma imperiais e de uns copos de tinto no Barradas ou no Retiro, em que Ceia da Silva, Barbas, Carmosindo, Lancha e quejandos orientavam as vidas deles e dos seus apaniguados. Sou amigo muito chegado de um dos elementos das novas estruturas que assegurou-me que o caminho não será mesmo esse. O caso da Escola de Hotelaria foi nesse sentido uma vergonha, pois a Sra.em causa pode ser tudo menos socialista. Os socialistas queriam morrer e não eram capazes. Foi um acto tipico do Ceia.Essa e a do Roberto Grilo para o turismo do Alentejo. Vejam sempre quem está por detrás disso. Beja com ele e que passe lá muito tempo!

quinta-feira, 23 abril, 2009  
Anonymous Xico Silva disse...

Este "post" diz tudo sobre a cidade e o estado de mafiosidade que a mesma se encontra subscrevo.

quinta-feira, 23 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

O Roberto Grilo não foi adjunto do Cristovão Crespo?

.... e agora é adjunto do Ceia da Silva?

quinta-feira, 23 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Só falta dizer uma coisa o Mário Casa Nova Martins compactua com a manobra mais ignóbil que já vi na minha vida.

Fizeram de uma homenagem a um homem bom como o Padre Patrão, que nunca teve partidos, um acontecimento de colagem política e de aproveitamento a favor do Cáceres.

Basta dizer que a "festinha", porque foi nisto que a transformaram, vai ser na casa o Serrote em Alegrete.

Eu tambem queria ir à homenagem, mas dentro da casa das pessoas só entram os convidados e os bem quistos. Nunca me sentiria bem na casa dos serrotes.

quinta-feira, 23 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Por isso é que o pita vai outra vez na lista de Castelo de Vide

quinta-feira, 23 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Não foi o Ceia quem meteu a samarruda na escola de hotelaria mas sim o peneirento do Jorge Umbelino mas vai-se arrepender, como se arrependeram os da Cerci, como se arrependeu o Cabé e tantos outros, mas é bem feito, é bem feito, sim senhor.

quinta-feira, 23 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Não conheço nenhum dos nomes citados, mas políticos para mim são todos iguais, só estão na política para se servirem e as amigos. Mas, estou completamente de acordo com este texto. Estou ausente de Portalegre há 36 anos e cada vez que volto (4/5 vezes por ano), sinto que a cidade está cada vez mais fechada, mais triste, sem evolução, sem vida própria, sem juventude, sem iniciativas, parece uma aldeia do Portugal profundo... Conheço vilas do interior da Beira que têm muito mais vida e progresso do que esta desgraçada. Está pior do que no tempo em que eu lá estudava.Que fizeram os políticos? Encheram-se... tenham vergonha.

quinta-feira, 23 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Não reconheço ao Sr.Casanova superioridade intelectual para criticar politicos. Aliás, Portalegre e Portugal está cheio de intelectuais de pacotilha que se vão ajeitando aos politicos, debaixo dos seus frágeis guarda-chuvas, e que vão renovando tal protecção de 4 em 4 anos. Quer seja ao nível local ou nacional. São sim uns ingratos e demagogos, e se alguns dos politicos tivessem a espinha mais direita, desmascariam esta maltosa toda. Felizmente existem politicos que não vão nesta cantiga, e será certamente a estes que o Casanova dirigiu tão ilustre mensagem.

sexta-feira, 24 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Querem ver este ultimo já a dizer que o candidato do Ps é que é bom!!!

sexta-feira, 24 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Inês de Medeiros é mandatária da candidatura do PS.
O cabeça-de-lista do PS ao Parlamento Europeu, Vital Moreira, que hoje entregou oficialmente as listas de candidatura no Tribunal Constitucional, em Lisboa, apresentou a actriz e realizadora Inês de Medeiros como mandatária.

sexta-feira, 24 abril, 2009  
Anonymous Ora toma lá disse...

O candidato do PS é que é bom!

sexta-feira, 24 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Só o nome PS e PSD dão-me vómitos... A própria política mete-me nojo, assim como as (mesmas) moscas que dela sobrevivem...
Enquanto não houver 4 ou 5 forças em Portalegre e em Portugal a lutar pela vitória, nunca iremos a lado nenhum.
Continuem a votar nestes mentecaptos, e vão ter mais do mesmo.

sábado, 25 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Este último bloguista é a tradução exacta da cobardia politica de que enferma muita gente. O PS e o PSD não prestam, mas as outras 4 ou 5 forças que ele pretendem venha a emergir na cidade, vão adquirir exactamente os mesmos vicios e virtudes dos primeiros. Veja-se o que os autarcas comunistas fazem e o que a autarca do BE também faz. O que é que este bloguista faz? Fica em casa a acusar os outros, em vez de assumir a sua cidadania na plenitude e participar na resolução dos problemas. Assim não ... assim é fácil, vou para o café, cruzo a perna, bebo uma bica, digo mal de tudo e todos mas não faço nada por isso. Déficit de cidadania é o nosso principal problema, isso sim.

domingo, 26 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

A respeito da funcionária do expediente da CMP que levou as ameaças da outra encolhidinha, so gostava de ver o Jony Bigude pegado com ela (Tété), porque não tem nada que meter o bedelho numa funcionária que não é da divisão dela.

domingo, 26 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Mas alguem se preocupa com esses dois senhores ... um faz duas horas por dia ,,,, tirando o leitinho, as cigarrilhas e outras vezes que o vemo junto á Grafica guedelha ou se anda a cultivar na grafica ou a mostrar que as opções do caceres estao como a a crise... basta ver que este senhor nao adiantou nada ao que a nossa narcissista fazia ni atendimento...
basta ver ...
o que trouxe de nova foi a sua pachacha semi nova .......

terça-feira, 28 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

...calma, pachacha semi nova é uma senhora de meia idade oriunda dos países de leste, ela realmente é de lá, mas é um pouquito mais nova. Mas ao que parece esse srnhor do leitinho, tem uma amante que é natural das Carreiras, e ja à muito tempo...

quarta-feira, 29 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

O Jonhy Bigude anda com duas ao mesmo tempo? Não sei se tem habilidade para isso...

quarta-feira, 29 abril, 2009  
Anonymous Anónimo disse...

Festa ao pe patrõ na casa do Serrote em Alegrete

Fui saber e explicaram-me que foi o Polainas que ao ajudar a organizaçã que não encntrava um local porque estava tudo ocupado, que fez vários telefonemas e arranjou este como o único lugar livre.

Por isso não vale a pena estar a fazer gandesleituras sobre o cas.

domingo, 03 maio, 2009  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial

Site Meter